O mercado de caixas de assinatura aumentou exponencialmente nos últimos anos. Cada vez mais os consumidores estão descobrindo a conveniência de ter as coisas entregues diretamente à sua porta. De produtos de beleza a flores e produtos para animais de estimação a produtos eróticos, muitas indústrias se ramificaram no mundo das caixas de assinatura, e é um modelo de negócios que se mostrou promissor para milhares de empresas.
Um fator que impulsionou esse mercado foi à pandemia, pois ela forçou as pessoas a ficarem confinadas e elas precisavam de um modo seguro de entrega. Isso gerou uma a crescente demanda para as empresas de caixa de assinatura e ajudou o mercado a evoluir.
De acordo com um estudo do IMARC, em 2021, a receita do mercado global de caixas de assinatura foi avaliada em USD 22,7 bilhões e eles prevêem que o mercado cresça a uma taxa de crescimento média anual de 18,3% durante 2021-2027, com isso eles acreditam que o mercado atingirá por volta de USD 65 Bilhões em 2027. Segundo o relatório os segmentos que tem mais empresas de caixa de assinatura são:
• Saúde e fitness
• Alimentos e Bebidas
• Vestuário
• Cuidados Pessoais e Cosméticos
• Educação e Livros
O crescente número de usuários de Internet, indústria móvel prosperando e a expansão da IoT (Internet das Coisas) ajudaram a impulsionar ainda mais o crescimento do mercado de caixas de assinatura. Com isso as empresas de caixa de assinatura têm investido muito em conteúdos digitais, publicidades on-line e influenciadores.
Importante ressaltar que alguns segmentos do mercado de serviços de caixa de assinatura já estão inundados por concorrentes do mesmo tipo de produto. Olhando para esse cenário, as empresas entrantes e estabelecidas começaram a segmentar ainda mais para produtos de nicho e assim ao fornecer produtos que não estão facilmente disponíveis no mercado, as empresas conseguem atingir um público-alvo específico.
A crescente demanda de produtos estrangeiros também impulsionou o desenvolvimento do mercado de caixas de assinatura. O modelo de serviço de caixa com curadoria foi bem sucedido em atender essa demanda, pois permitiu que os clientes recebessem diferentes produtos através da assinatura mensal.
Esse cenário atual positivo e com um futuro promissor gerou interesse para criação de novas empresas e também de diversificação de canal de vendas nas empresas tradicionais de varejo, com isso vamos ver uma grande movimentação nesse mercado e o maior beneficiado será o consumidor!